A Estradas de Portugal vai gastar um milhão e seiscentos mil euros para recuperar a ponte metálica do Peso da Régua. O início das obras está previsto para Outubro deste ano, prevendo-se a conclusão para o Verão de 2011.
Ao JN, fonte oficial da EP esclareceu que a empreitada visa a "reabilitação da ponte metálica da Régua para uso exclusivamente pedonal". A intervenção prevê a reposição das "características originais" daquela travessia sobre o rio Douro, com destaque para o pavimento que será em madeira.
Os trabalhos pretendem também reforçar a estrutura, de modo a devolver-lhe "todas as condições de segurança e durabilidade". O objectivo é que "todos os utentes possam usufruir desta magnífica travessia sobre o rio".
Segundo a EP, no âmbito desta empreitada, cujo concurso público foi aberto há dias, também vai proceder-se à electrificação da ponte, "de modo a permitir a instalação de iluminação decorativa que realce beleza a arquitectónica desta obra de arte".
A travessia é considerada na Régua como um elemento de presença urbana marcante na cidade, bem como de toda a região. Daí que seja com "muita satisfação" que o presidente da Câmara, Nuno Gonçalves, encara a reabilitação de uma estrutura que rotula de "monumento histórico".
O autarca pensa que a obra "era inevitável", tendo motivado o seu executivo a dialogar com a EP para ver incluída a empreitada na nova "Frente Douro", no âmbito do plano de regeneração urbana da cidade. Nuno Gonçalves acredita que toda a intervenção na frente ribeirinha, o novo acesso ao rio que vai ser criado na zona das pontes e a possibilidade de as pessoas poderem passear pela velha travessia, "vai criar novas dinâmicas turísticas naquela área".
Entretanto, a EP está a investir quase 18 mil euros na reparação do pilar dois da ponte metálica do Pinhão, em Alijó. Uma intervenção iniciada este mês e que deve durar apenas 15 dias. Consiste no preenchimento da cavidade existente na base do referido pilar.
IN: JN
Régua